domingo, 3 de maio de 2009

PLANTAS PARA PEQUENOS ESPAÇOS / PLANTS FOR SMALL SPACES

Ter plantas ajuda a criar um ambiente de paz e relaxamento. Veja que espécies se adaptam a pequenos espaços.
Plants have to help create an environment of peace and relaxation. vaso corretamente See that species are adapted to small spaces.


FICUS (Ficus benjamina)

Ambiente: O ficus é uma planta de clima tropical, que não necessita de muita água. Resiste bem ao vento, ao sol e ao ressecamento, por isso pode ser usada tanto em ambientes internos como externos. Certifique-se que ela recebe luz constante, do contrário, as folhas ficarão esmaecidas.

Cuidados: Não exagere na água: regue quando a terra estiver ligeiramente seca. O ficus adapta-se muito bem a sacadas de apartamentos, mas evite plantá-lo no chão. Suas raízes, grossas e profundas, podem quebrar pisos. Se perceber que as raízes estão começando a ficar muito aparentes sobre a terra, é hora de trocar para um vaso maior. Durante a primavera, você pode podá-lo, dando forma à copa.

RÁFIS ou PALMEIRA RÁFIA (Raphis excelsa)

Ambiente: Adapta-se muito bem a ambientes internos. Gosta de claridade, mas não tolera sol direto, nem excesso de vento, porque desidrata as folhas.

Cuidados: Chamadas popularmente de macho e fêmea (a fêmea é a que tem folhas menores), essas duas espécies de arbustos costumam ser plantadas juntas por mero hábito, pois elas se desenvolvem muito bem separadas. Podem ser regadas uma vez por semana no inverno e duas a três vezes por semana nos meses de calor. O solo deve ser rico em matéria orgânica e permitir boa drenagem da água (use areia para montar o vaso).


LÍRIO DA PAZ (Spathiphyllum wallisii)

Ambiente: É uma planta que pode ser cultivada à meia sombra, ou seja, pode receber luz sem exposição direta aos raios solares. Por isso, é ideal para deixar dentro de casa.

Cuidados: No vaso de lírio da paz não é necessário colocar areia, pois essa planta gosta de umidade (mas sem encharcar). Por isso, procure manter a terra sempre úmida e pulverize com água as folhas regularmente. A adubação pode ser feita apenas uma vez ao ano, na época do crescimento. A planta saudável tem folhas escuras e brilhantes. Floresce durante a primavera e o verão.

BUXO (BUXUS SEMPERVIRENS)

Ambiente: Gosta de bastante luz (pelo menos quatro horas diárias de incidência de sol). Ideal para ambientes externos, sendo muito usada em cercas-vivas. No vaso, fica bem em sacadas de apartamentos.

Cuidados: Você pode regar por um período estipulado de três vezes por semana no verão e apenas duas vezes por semana no inverno, pois o buxo é uma planta especialmente sensível ao ataque de fungos quando recebe água em excesso. Com folhagem perene e crescimento demorado, é bastante usado para a produção de bonsai (técnica japonesa de miniaturização de planta). As podas podem ser feitas de três a quatro vezes por ano.


ÁRVORE DA FELICIDADE (Polyscias guilfoylei - macho e Polyscias fruticosa - fêmea)

Ambiente: adapta-se muito bem a ambientes fechados e de menor claridade, podendo resistir até a locais com ar condicionado.

Cuidados: Ela não suporta frio, nem excesso de água, mantenha-a apenas úmida. Gosta de luminosidade difusa: não deve ser exposta aos raios solares, ou suas folhas começam a amarelar. Sem poda, ela chega até quatro metros de altura, mas cresce lentamente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...