quarta-feira, 18 de março de 2009

ARQUITETO PROPOEM REMODELAGEM URBANÍSTICA DE PARIS / ARCHITECTURAL URBAN PROPOSE DE PARIS

Dez profissionais, sendo três ganhadores do prêmio Pritzker, foram convidados pelo Governo para transformar a capital em uma cidade sustentável

O governo francês convidou dez arquitetos para transformar Paris em uma das capitais mais sustentáveis do mundo. A proposição ocorreu em junho de 2008 e as soluções dos profissionais foram apresentadas ao presidente Nicolas Sarkozy no dia 14 de março. Entre os selecionados estão três ganhadores do Prêmio Pritzker, o inglês Richard Rogers e os franceses Jean Nouvel e Christian de Portzamparc.

Os arquitetos deveriam propor uma metrópole européia para 2030, que deveria ser o primeiro centro urbano a respeitar o protocolo de Kyoto. Urbanisticamente, os subúrbios parisienses foram considerados os locais mais problemáticos por estarem distantes dos locais de trabalho, do comércio, dos serviços e do centro de Paris. A capital francesa tem aproximadamente dois milhões de moradores e seis milhões vivem nos subúrbios.

Os projetos serão discutidos a partir de 17 de março em debates públicos. Para que os cidadãos possam opinar, serão expostas maquetes das dez equipes. Jean Nouvel, Antoine Grumbach, Yves Lion, Christian de Portzamparc, Roland Castro e Djamel Kouche foram os arquitetos franceses convidados. As quatro equipes estrangeiras são compostas por Fin Geipel (Alemanha); Richard Rogers (Reino Unido); Winy Maas, Jacob Van Rijs e Nathalie de Vries (Holanda) e Bernardo Secchi e Paola Vigano (Itália). Cada equipe contou com 200 mil euros para elaborar as suas propostas. Entretanto, não existem previsões de execução dos projetos.

PropostasO francês Roland Castro propôs o Central Park para La Courneuve, bairro multiétnico localizado a menos de 10 km do centro de Paris. O local abriga um dos maiores conjuntos habitacionais de baixa renda da França e protagonizou manifestações violentas em 2005. Castro também projetou uma grande área pública e uma nova casa de espetáculos.
Richard Rogers sugeriu a implantação de telhados verdes para os blocos de apartamentos parisienses e a transformação dos principais bulevares em ruas verdes para bicicletas e pedestres. Dois profissionais, Yves Lion e Jean Nouvel, sugeriram conceitos semelhantes de ecocidades.

Já Christian de Portzamparc sugeriu um trem elevado de alta velocidade percorrendo toda a cidade e a redução de diversas estações de trem locais para criar um grande eixo de transporte. Ainda na questão de transporte, Antoine Grumbach propôs a construção de um trem de alta velocidade para o litoral, para estimular o vetor de crescimento e por considerar que a Paris metropolitana não deveria parar nos subúrbios.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...