Uma mistura de montanha-russa, escultura, ponte e observatório. Esta é a mais nova criação dos arquitetos alemães Heike Mutter e Ulrich Genth. Localizada no topo do morro Heinrich Hildebrand, em Duisburg, na Alemanha, a “Tiger and Turtle” (ou, Tigre e Tartaruga, em português) - como foi nomeada a escultura -, tem por objetivo, segundo seus criadores, criar uma “dialética imanente de velocidade e bloqueio na região e, ainda, devolver a natureza ao local e forçar a reestruturação do espaço”.
Dessa maneira, de longe, os visitantes têm a noção de que a escultura trata-se de uma montanha russa, que, pelas formas, passa a sensação de velocidade. Entretanto, quando se aproximam, a sensação é de bloqueio, por encontrarem uma escada de difícil escalada. Já o ideia de devolver a natureza ao local deu-se pelo fato de que o morro Heinrich Hildebrand, na verdade, é um aterro, onde eram despejados restos de zinco das fábricas da região. Com a instalação da escultura, o espaço foi reestruturado e ganhou vida.
Elevando os pedestres a 21m de altura – o ponto mais alto que uma pessoa pode chegar – o percurso, de 1m de largura, só é interrompido quando se chega na parte do looping. A escultura também pode ser percorrida durante a noite já que luzes de LED estão integradas ao corrimão e iluminam o lance das escadas, além de destacar a construção na paisagem.





Nenhum comentário:
Postar um comentário