O Cais das Artes, cujas obras começaram no ano passado e devem ser concluídas até o final de 2011, é o primeiro projeto do Paulo Mendes da Rocha, construído em sua cidade natal(Vitória).Ele está sendo implantado na enseada do Suá, em terreno remanescente de um aterro executado na década de 1970 - uma extensa esplanada situada defronte ao canal que conforma a ilha onde se localiza a capital capixaba.
Em memorial, o autor define a proposta como um elogio a esse território constituído pelo conflito entre a natureza e a construção, numa cidade cotidianamente animada pela presença do porto e o enérgico trabalho nas docas. Sua característica central, segundo Mendes da Rocha, é a valorização do entorno paisagístico e histórico de Vitória.
A devoção a esse território levou o arquiteto a tratar a esplanada como uma praça aberta - “um passeio público junto ao mar”, em suas palavras - e a suspender do solo os edifícios do museu e do teatro, para permitir que dali se avistasse o patrimônio natural e arquitetônico da cidade, como as montanhas de Vila Velha e o convento da Penha, do outro lado do canal. A praça contará com cafés, livrarias, espaços para espetáculos cênicos e exposições ao ar livre.



Nenhum comentário:
Postar um comentário