Criado em 1970 com a denominação de Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, recebeu o nome atual em 1971 por sugestão de Sérgio Buarque de Holanda. O projeto arquitetônico de Wladimir Alves de Souza abriga hoje um acervo permanente que, além de móveis dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, possui também objetos em cobre e esculturas em bronze apresentados na exposição “O móvel da Casa Brasileira”.

Desde 1996 está aberta para visitação parte do acervo que teve acesso restrito durante alguns. Entre as peças da coleção está o busto de Renata Crespi, feito pelo escultor Victor Brecheret, e muitas telas e litografias que resgatam um momento da história paulistana mostrando o perfil da elite dos anos 40 e 50.
Além do amplo jardim com mais de seis mil m², que permite momentos de reflexão e calma, o visitante também encontra o simpático restaurante Quinta do Museu, no qual é oferecida seleção de pratos da culinária brasileira e internacional. A instituição ficou mais conhecida com a iniciativa de promover o prêmio “Design Museu da Casa Brasileira” em 1986.
Avenida Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - Zona Oeste
Tel.: (11) 3032-3727/3032-2564
Nenhum comentário:
Postar um comentário