sábado, 12 de setembro de 2009

Kraanspoor, edifício com estrutura de aço recebe prêmios / Kraanspoor, building with steel frame receives awards

Obra holandesa recebeu dois prêmios internacionais MIPI - o de Edifício Ecológico (Green Buildings) e o Prêmio Especial do Júri - e é um exemplo do uso do aço e da recuperação de uma estrutura abandonada.

Concebido pelo escritório de arquitetura holandês OTH (Ontwerpgroep Trude Hooykaas), o Kraanspoor está assentado sobre um caminho para guindastes de concreto, construído em 1952, no rio IJ e que esteve por anos sem uso. Kraanspoor é, em holandês, caminho para guindastes.Entre os destaques do projeto está o design flexível, que permite o uso do edifício para escritórios e outras funções, inclusive residencial, no futuro.E o solo, composto pelo sistema Infra +, no qual foram utilizadas 625 toneladas de vigas IPE da ArcelorMittal.Este sistema inclui uma rede de tubos, que transportam água do rio, realizando o aquecimento e arrefecimento do edifício.

No Verão, o Kraanspoor é arrefecido pela água do rio e, nos meses mais frios, a água, relativamente quente, é utilizada para pré-aquecer o sistema de aquecimento central.A climatização no edifício conta ainda com uma fachada de "pele dupla" de persianas e células fotovoltaicas nos vidros. Aberturas no solo e um sistema mecânico de baixo consumo elétrico realizam a ventilação.

Outro ponto positivo para o prêmio de edifício ecológico foi o compartimento para as aves que habitavam a ruína, que os arquitetos criaram sob a estrutura do edifício. Segundo o texto explicativo do projeto, a plataforma de concreto, por anos abandonada, era abrigo de uma grande comunidade de aves aquáticas, com a criação de um espaço para elas, não houve desequilíbrio nem agressão.

Um comentário:

Maisy disse...

Muito legal sua materia me ajudou num trabalho de arquitetura, obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...