Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o novo terminal ferroviário da cidade de Liège, na Bélgica, será inaugurado no dia 18 de setembro. A estação Liège-Guillemins faz parte da rede europeia de alta velocidade, que passa por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha.
De acordo com Calatrava, os conceitos principais adotados na arquitetura da nova estação foram a transparência e o diálogo urbano com a cidade. Para isso, imaginou um edifício sem fachadas, com apenas um telhado crescente que oferecesse a proteção à estação e se integrasse à paisagem. "A forma de abóbora do telhado era um desenvolvimento natural desta visão, cuja curva macia foi usada para imitar a ascensão e a queda graciosas dos montes de Cointe no fundo", disse o arquiteto.
A gigantesca cobertura construída em aço e vidro em forma de arcos se eleva até 145 metros acima das cinco plataformas e das nove vias da estação. Somente essa cobertura metálica possui cerca de 10 mil toneladas de aço.
Além das plataformas e vias, a estação de Liège-Guillemins conta ainda com duas passarelas e uma galeria subterrânea para integrar duas regiões da cidade, que antes eram separadas pelas linhas de trem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário