quinta-feira, 6 de agosto de 2009

OVELHAS JARDINEIRAS / EWES GARDNER

Não se espante se um dia você for à Curitiba a passeio e se deparar com um rebanho de ovelhas aparando a grama dos parques municipais da capital paranaense. Essa foi uma solução encontrada pela secretaria municipal de Meio Ambiente para conservar os espaços públicos e que acabou virando uma atração turística.

De acordo com a secretaria, o primeiro parque a contar com as ovelhas foi o São Lourenço, no final da década de 80. Atualmente, além desse, também é possível encontrar os animais da raça Suffolk nas paisagens dos parques Náutico e Barigui, sendo este último o que possui o maior número de ovelhas.

Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, 35 filhotes nasceram no parque Barigui nas últimas três semanas. Cada animal foi marcado com um brinco com número de identificação para controle e acompanhamento. Os nascimentos foram programados para acontecer no mesmo período, facilitando o manejo dos filhotes e evitando perdas.
“Como tem muitas mães, é mais fácil uma fêmea adotar os filhotes rejeitados de outra mãe”, diz a veterinária Ana Silvia Passerino.
A função das ovelhas de manter a grama dos parques aparadas, com o tempo se tornou uma atração turística à parte, principalmente para as crianças, que se encantam com os animais pastando no gramado dos parques.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...