O arquiteto Les Klein, do escritório canadense Quadrangle Architects, apresentou projeto para a criação de um parque acima da Gardiner Expressway, uma das vias mais movimentadas de Toronto, no Canadá. A passarela verde, como o projeto ficou conhecido, teria 7 km de extensão e abrigaria árvores, pistas de ciclismo e estandes com lojas. A ideia foi mostrada durante o "Moses Znaimer's ideaCity", evento anual que reúne os principais artistas, arquitetos, médicos, cientistas e outros pensadores do País.
O projeto seria uma solução para o governo municipal, que sofre pressão para demolir trechos da Gardiner Expressway. Segundo especialistas locais, a grandiosidade da via, que é semelhante ao Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como "minhocão", em São Paulo, impede que a área próxima ao lago Ontário se torne um ponto turístico da cidade.
O parque, além de facilitar a visão do lago, também protegeria a Gardiner Expressway da chuva, da neve e, consequentemente, do sal, reduzindo assim o desgaste da pista e os custos de manutenção.
A passarela verde ainda contribuiria com a sustentabilidade por prever aquecedores solares e turbinas de vento que gerariam a iluminação em todo o parque e também na avenida. O projeto, que pode ou não ser adotado pelo governo, está estimado entre 500 e 600 milhões de dólares canadenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário