Se for escolhida uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a capital do Mato Grosso será uma das poucas cidades brasileiras a contar com um estádio completamente novo. O projeto adota na cobertura componentes que remetem visualmente à cultura ancestral dos bororos, habitantes indígenas da região.
O novo estádio tem formato retangular e cantos arredondados, com estacionamentos distribuídos radialmente ao redor do conjunto.
Haverá dois níveis de arquibancadas - entre elas estão as áreas de camarotes, também em dois níveis -, tribunas de autoridades e acomodações para imprensa. A capacidade total prevista no estudo preliminar alcança cerca de 48,5 mil lugares. A cobertura é constituída por uma delgada membrana (PTFE). Uma de suas seções, possui forma inspirada no desenho do arco-e-flecha, associado à cultura dos moradores ancestrais daquela região.
Parte do anel que estrutura a cobertura se apoia em colunas de concreto que formam o pórtico do edifício esportivo e outra parte ancora-se em pilares metálicos situados na parte de fora do complexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário