terça-feira, 14 de abril de 2009

PRÊMIO PRITZKER 2009


Peter Zumthor ganha o Prêmio Pritzker 2009

Arquiteto suíço que trabalha longe dos holofotes venceu a 31ª edição da mais importante premiação internacional de arquitetura

Zumthor, aos 65 anos, passou a fazer parte de uma lista que inclui Jean Nouvel, Frank Gehry, Zaha Hadid e os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto, natural da Basiléia, trabalha na pequena cidade de Haldenstein desde 1979 e que possui cerca de mil habitantes.

O comunicado da Fundação Hyatt, que organiza o prêmio, destacou o projeto executado nas Termas de Vals (Suíça). Outras obras de Zumthor são o Museu Kunsthaus (Austria), o Museu de Arte Kolumba (Alemanha), a Capela de São Benedito (Suíça) e a Capela rural Irmão Klaus (Alemanha).

Essa é a terceira vez que um suíço recebe, dentre as 31 edições, um Pritzker. Em 2001, Jacques Herzog e Pierre de Meuron levaram o prêmio. O júri foi formado por Lord Palumbo, Renzo Piano, Alejandro Aravena, Shigeru Ban, Rolf Fehlbaum, Rolf Fehlbaum, Juhani Pallasmaa e Karen Stein. Participe, abaixo, de enquete sobre a escolha.

















Termas de Vals (Suiça)
Capela Irmãos Klaus (Alemanha)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...