sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CENTRO DE EVENTOS - DOWNTOWN EVENTS

Está prevista para o dia 15 de agosto a inauguração oficial do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A obra ocupa um terreno de 170 mil m² e foi projetada para ser um dos maiores e mais modernos centros de eventos da América Latina.


O complexo é formado por dois pavilhões idênticos, espelhados, cada um com 300 metros x 100 metros e pé direito de 14 metros no salão central de exposições. Sua estrutura foi feita com pré-fabricados, inclusive os pilares de 26,75 metros de altura e as lajes alveolares, que vencem vãos de até 15 metros e chegam a suportar uma sobrecarga de dois mil kg/m².


Entre os dois pavilhões fica uma área de convivência de seis mil m². Esta parte, diferentemente dos pavilhões, foi moldada in loco, devido principalmente ao formato elíptico da cobertura, pois seria difícil modular este espaço. A área da cúpula da cobertura é de dois mil m², feita em estrutura metálica. Um dos elementos de destaque no Centro de Eventos são as passarelas que fazem a interligação entre os blocos de cada pavilhão. São duas passarelas em cada um, de 2,8 metros de largura, compostas por duas vigas com vãos de 55,5 metros. As seções transversais dos componentes estruturais das vigas principais são do tipo caixão em aço, e foram empregadas barras Dywidag para os elementos tracionados. A estrutura é do tipo misto, com enchimento de concreto. A obra tem área construída total de 172 mil m² e foi realizada pelo consórcio Galvão Andrade Mendonça em um orçamento de R$ 475 milhões.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...