quarta-feira, 28 de março de 2012

NIEMEYER SUBSTITUIDO - NIEMEYER REPLACED

O novo centro administrativo da Refinaria Presidente Bernardes, no município de Cubatão, SP, substitui instalações projetadas por Oscar Niemeyer para a Petrobrás ainda na década de 1950.


Desenvolvido a seis mãos pelos arquitetos Carlos Bratke, Edson Elito e João Belo, o projeto estabeleceu um conjunto pavilhonar de 12 volumes interligados por duas ruas internas de nove metros de largura, uma com 270 metros de extensão e a outra com 140. Ambas possuem grandes trechos de cobertura com fechamento envidraçado, a fim de permitir a entrada de luz natural e tornar o percurso mais agradável.


Além dessas vias, o conjunto é cortado por uma galeria no subsolo, pela qual correm todas as instalações. Dali elas se ramificam para os ambientes através do piso. De acordo com Bratke, o conjunto apresenta arquitetura de linguagem industrial. Todos os blocos, exceto o auditório, apresentam estrutura de aço na cobertura e fechamento com telhas zipadas. O conjunto caracteriza-se ainda pelos volumes predominantemente térreos.
Somente o principal edifício de escritórios e o prédio do Corpo de Bombeiros, situados em extremos opostos da maior rua interna, possuem mais dois pavimentos.
Entre os prédios destacam-se ainda as instalações dos bombeiros. O nível térreo é ocupados por áreas de treinamento e oficinas de manutenção dos equipamentos; no pavimento superior ficam vestiários e escritórios.
O conjunto é autossuficiente em energia elétrica. Ela é gerada em uma usina termoelétrica própria a partir das sobras de gás e o excedente é distribuído para o município.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...