sexta-feira, 9 de março de 2012

EDIFÍCIO RETORCIDO - BUILDING TWISTED

O escritório dinamarquês BIG – Bjarke Ingels Group, em parceria com os arquitetos americanos do Nexus, venceu o concurso para projetar o novo Kimball Art Center, no centro de Park City, em Utah (EUA). Alinhado com a missão do centro de artes de engajar a população com qualquer forma de arte, o projeto se apresenta como um misto entre um espaço de exposição neutro e uma escultura contemporânea contrastante com a arquitetura vernacular industrial da cidade.
Localizado no cruzamento entre as duas ruas mais socialmente ativas da cidade, o novo centro adquiriu uma forma torcida que contempla a orientação dos dois percursos. A fachada torcida, pensada em elementos de madeira maciça conforme as construções locais, cria um espaço interno público e semi condicionado para o visitante. Internamente uma escada em espiral segue a forma do edifício ligando o térreo à cobertura.
O novo volume será construído em adição a um edifício existente. O restaurante, localizado entre os novos pavimentos de galeria, avança sobre a cobertura da edificação antiga fazendo a ligação entre os prédios.

O edifício existente será convertido em um centro educacional complementando as atividades do novo centro. Em seu interior será inserido um auditório com pé direito duplo e a cobertura vai receber um jardim externo com esculturas e plantas indígenas que vão rodear e esconder os painéis de aquecimento solar já existentes no local.

Buscando a certificação LEED de sustentabilidade, o projeto conta com grandes caixilhos - que visam alcançar o máximo de iluminação natural e ventilação cruzada -, um sistema de reuso de águas pluviais e uma tecnologia avançada de aquecimento e refrigeração, que utiliza menor quantidade de energia que o habitual.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...