sábado, 1 de outubro de 2011

ESTÁDIO NA FRANÇA - STADIUM IN FRANCE

A prefeitura de Bordeaux, na França, escolheu o consórcio formado pelas empresas francesas Fayat e Vinci para a construção e administração do novo estádio na cidade. O Stade Bordeaux Atlantique abrigará também jogos de rugby e shows.

O projeto dos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron será construído até 2015, para a Eurocopa de 2016. As obras devem começar em 2012, segundo a prefeitura, com custo estimado em 168 milhões de euros.

O estádio consiste em uma estrutura simétrica formada por várias colunas, que sustentam a cobertura e as arquibancadas da arena.
De acordo com os arquitetos, o estádio terá capacidade para aproximadamente 43 mil pessoas, que se posicionarão nos dois lances de arquibancada existentes. A fachada do estádio segue a forma das arquibancadas, tornando-se uma estrutura côncava. Visto de cima, a construção terá formato retangular na cor branca. A parte interna da cobertura conta com várias listras, que guiam o olhar do público para o centro, além de permitir a entrada de luz natural através de algumas aberturas.
Caracterizado como uma "floresta de colunas", o espaço entre os pilares contará com lojas e restaurantes, que serão distribuídos em uma estrutura ondulada que rodeia o estádio, com dizeres do time de futebol que jogará no local, o FC Girondins de Bordeaux. Entre os dois lances de arquibancada, haverá salas VIP e outras áreas para jogadores e imprensa. Em frente ao estádio, haverá uma praça pública projetada pelo paisagista francês Michel Desvigne.
"Nosso projeto do novo estádio de Bordeaux é a expressão de uma nova arquitetura. A forma pura de um volume, contrastando com uma estrutura aberta e clara, cria uma peça arquitetônica monumental e graciosa, inserida elegantemente na paisagem da cidade", dizem os arquitetos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...