sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aberta e Transparente - Open and Transparent

O escritório austríaco Coop Himmelb(l)au venceu o concurso para a concepção do novo Complexo Parlamentar da Albânia – a mais importante instituição pública para a República da Albânia, na cidade de Tirana. Aberta e transparente, permitindo a entrada da luz natural por meio de suas “peles” cristalinas e, ainda, que os visitantes observarem todos os detalhes pelo lado de fora, a edificação foi projetada a fim de representar a transparência da democracia da cidade. Localizado perto de outras importantes instituições governamentais da cidade, o complexo tem por objetivo ser um marco visual e contemporâneo para os cidadãos.
Com área de 28 mil metros quadrados, o projeto será composto por uma sala multi-nível, rodeada por uma praça e um parque público. Uma ampla escadaria conduz ao telhado ajardinado, no pedestal do prédio, que fica no hall central do Parlamento e é envolvido por um cone de vidro.


Externamente, a fachada de vidro é coberta por uma segunda pele de aço perfurado, a fim de melhorar o desempenho energético, mantendo a iluminação natural e ajudando na proteção contra ruídos, isolamento térmico e ventilação natural. O cone sólido da entrada principal ainda serve como um contraste à transparência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...