terça-feira, 15 de março de 2011

ARTE EXPLOSIVA - EXPLOSIVE ART

Um jovem artista português, Alexandre Farto, usa explosivos para criar esculturas e retratos em paredes de prédios antigos de Lisboa e outras cidades da Europa. Farto, de apenas 23 anos, desenvolveu uma técnica usando explosivos, grafite, restos de cartazes e até metal enferrujado para criar retratos e frases.
O artista disse à BBC Brasil que primeiro marca as várias camadas com spray e depois começa a "escavar" seus retratos, com ajuda de explosivos. "Faço a escultura em cimento forte, depois aplico cargas explosivas, tapo tudo com estuque (argamassa) e depois arrebento todas ao mesmo tempo. E filmo em slow motion (câmera lenta)."
"Tento com o meu trabalho escavar as várias camadas que compõem o edifício da história, pegar nas sombras deste modelo de desenvolvimento uniformizador para tentar compreender o que se encontra por detrás", disse o artista.
Para fazer seus grandes retratos em muros e fachadas de prédios, Farto às vezes conta com a ajuda de amigos. "Quando é legal (o uso do muro ou fachada) e a dimensão é grande", explica o artista.
Farto conta que os retratos geralmente não surgem a partir de pedidos, não são encomendados. "São retratos, alguns tirados ou feitos por mim, outros recolhidos de pesquisa e trabalhados. Tem em comum serem de pessoas anônimas, que vivem em cidades, gosto da ideia de escavar e cravar um rosto numa cidade, quase como dando um rosto à cidade."
“(É) uma dissecação semi-arqueológica na procura de uma base funcional, de uma essência que se perdeu na sobreposição de camada sobre camada, uma base cultural que foi perdendo a nitidez ao passar de geração em geração.”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...