sábado, 15 de janeiro de 2011

Biblioteca reinaugurada - Library reopened

A Biblioteca Mário de Andrade será reaberta integralmente à população de São Paulo em 25 de janeiro, aniversário da cidade, com muito motivo para festa.
O prédio, joia do art déco paulistano, foi reformado e modernizado e artefatos originais, restaurados.
O plano original previa uma área externa ligando a biblioteca à praça Dom José Gaspar, nos fundos, a eliminação das grades que rodeiam o prédio e a instalação de um espelho d'água, que manteria o visitante afastado do edifício sem precisar cercá-lo.

No meio do caminho, todos esses elementos foram vetados, parte pela Secretaria Municipal de Cultura, que administra a instituição, parte pelo Conpresp, órgão de preservação do patrimônio da cidade. E as grades estão mantidas --tiveram apenas a altura reduzida.
A reforma custou R$ 16,3 milhões e teve financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com contrapartida da prefeitura de São Paulo, via secretaria de Cultura.
Mais R$ 500,9 mil foram gastos na revitalização da praça Dom José Gaspar, onde os mendigos convivem com estátuas de escritores, como Dante e Goethe, e um busto de Mário de Andrade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...