quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Solução energética - Energy solution

Projetado pelos arquitetos Rino Levi, Roberto Cerqueira César e Luiz Roberto Carvalho Franco, o edifício conhecido originalmente como Plavinil Elclor, ocupado atualmente pelo IBOPE, na alameda Santos, em São Paulo (SP), será objeto da primeira edição do “Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes”. Os competidores – profissionais, estudantes e acadêmicos da construção civil – deverão propor soluções de projeto que equacionem a busca por eficiência energética na operação do prédio e o resgate histórico do projeto.
Inaugurado em 1961, localizado próximo ao Conjunto Nacional, a então sede da indústria química Plavinil Elclor diferenciava-se dos prédios em moda na época. “É um edifício interessante. O sol atinge todas as fachadas. Na ocasião, adotou-se uma solução ‘tupiniquim’. O prédio foi envolvido por lajes que suportavam em todo o seu entorno uma espécie de segunda fachada, formada por elementos vazados em cerâmica”, lembra o arquiteto e professor Paulo Bruna, integrante Comissão Julgadora do concurso. “A fachada gerava as soluções ambientais tão procuradas atualmente. Não só sombreava, como permitia a ventilação”, acrescenta.

A reforma do edifício, então ocupado apenas em um pavimento pela Plavinil, eliminou as características originais da fachada. Os elementos vazados foram substituídos por brise soleil. A partir daí, cada inquilino procurou fazer adaptações próprias para conforto ambiental. “Os que ocupavam a fachada poente eram os que mais reclamavam do sol. Aí, começaram a colocar persianas. Muitos também instalaram aparelhos de ar condicionado de janela”, diz o arquiteto.

“O concurso pretende resgatar na arquitetura original elementos que demonstram a preocupação de Rino Levi com o conforto térmico do ambiente”, expõe David Douek, diretor de desenvolvimento da OTEC.

Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes – Edição Ibope2010
Inscrições: 02 de agosto a 30 de outubro de 2010
Entrega dos projetos: até 31 janeiro de 2011
Evento de premiação: 22 de março de 2011
Informações e inscrições: http://www.concursootec.com.br/

Um comentário:

Marcos disse...

Olá, boa tarde!
Gostaria de enviar uma sugestão de pauta para seu blog. Para qual email posso enviar?

obrigado,

Marcos dos Anjos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...