Inaugurado em 1961, localizado próximo ao Conjunto Nacional, a então sede da indústria química Plavinil Elclor diferenciava-se dos prédios em moda na época. “É um edifício interessante. O sol atinge todas as fachadas. Na ocasião, adotou-se uma solução ‘tupiniquim’. O prédio foi envolvido por lajes que suportavam em todo o seu entorno uma espécie de segunda fachada, formada por elementos vazados em cerâmica”, lembra o arquiteto e professor Paulo Bruna, integrante Comissão Julgadora do concurso. “A fachada gerava as soluções ambientais tão procuradas atualmente. Não só sombreava, como permitia a ventilação”, acrescenta.
A reforma do edifício, então ocupado apenas em um pavimento pela Plavinil, eliminou as características originais da fachada. Os elementos vazados foram substituídos por brise soleil. A partir daí, cada inquilino procurou fazer adaptações próprias para conforto ambiental. “Os que ocupavam a fachada poente eram os que mais reclamavam do sol. Aí, começaram a colocar persianas. Muitos também instalaram aparelhos de ar condicionado de janela”, diz o arquiteto.
“O concurso pretende resgatar na arquitetura original elementos que demonstram a preocupação de Rino Levi com o conforto térmico do ambiente”, expõe David Douek, diretor de desenvolvimento da OTEC.
Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes – Edição Ibope2010
Inscrições: 02 de agosto a 30 de outubro de 2010
Entrega dos projetos: até 31 janeiro de 2011
Evento de premiação: 22 de março de 2011
Informações e inscrições: http://www.concursootec.com.br/
Um comentário:
Olá, boa tarde!
Gostaria de enviar uma sugestão de pauta para seu blog. Para qual email posso enviar?
obrigado,
Marcos dos Anjos
Postar um comentário