terça-feira, 20 de julho de 2010

Museu em Cleveland - Museum in Cleveland

Prédio se destaca por ter uma base com seis lados que se transforma em um quadrado no telhado
O Comitê de Planejamento da cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, aprovou o projeto do escritório Foreign Office Architects para o novo Museu de Arte Contemporânea. Com 3,2 mil m², o edifício chama a atenção por ter uma base sextavada (com seis faces) que se transforma em um quadrado no telhado.

Segundo os arquitetos londrinos, a ideia principal do projeto era criar um prédio cuja presença fosse sutil, mas, ao mesmo tempo, escultural. Para isso, cada lado da fachada possui características diferentes: enquanto alguns são inclinados, outros são retos, uns transparentes e outros totalmente fechados, uns revestidos com linhas horizontais e outros com verticais.
O edifício de quatro pavimentos abrigará um programa de arte internacional emergente em espaços flexíveis. No primeiro andar ficará o hall de entrada do museu, que foi projetado para ser uma sala de visitas urbana, onde as pessoas poderão ir à loja, restaurante ou café, além de participar de eventos e apresentações culturais. A entrada para este ambiente será gratuita.

Por meio de um jogo de escadas no centro do edifício, os visitantes terão acesso aos outros três pavimentos, destinados exclusivamente para as exposições. O último andar ainda abrigará uma sala de estar com vista para a cidade e um pequeno auditório para reproduções de filmes e vídeos.
Atualmente, o Museu de Arte Contemporânea de Cleveland é localizado no último andar de um edifício histórico da cidade. Com o novo edifício, o espaço do empreendimento será aumentado em 40%.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...