terça-feira, 13 de julho de 2010

Galeria inclinada

O 10º Pavilhão de verão da Serpentine Gallery, dessa vez projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, foi inaugurado no último sábado (10) no Hyde Park de Londres.

Na estrutura temporária assinada por Nouvel predomina a cor vermelha, em alusão às cabines telefônicas e aos ônibus de dois andares - referências da capital britânica. A tonalidade destaca a obra em meio ao verde do parque londrino.
A proposta de Nouvel é utilizar formas geométricas simples para construir volumes bem definidos. O projeto comporta uma parede de 12 m inclinada que enfatiza a presença da estrutura no parque. No lado oposto ao da parede, há um espaço cúbico de convivência. Entre os materiais usados na construção do pavilhão, foram empregados vidro, policarbonato e tecido. Toldos retráteis também permitem a criação de um auditório aberto.
Há dez anos, a galeria pública de arte convida arquitetos de todo o mundo para projetar no verão seu pavilhão. Profissionais como Zaha Hadid (2000), Daniel Libeskind (2001), Toyo Ito (2002), Oscar Niemeyer (2003), Rem Koolhaas (2006) e Frank Gehry (2008) já fizeram parte desse projeto.
A ideia é criar um lugar aberto que comporte café e espaço para eventos culturais, atraindo um público de 250 mil pessoas por verão.
O pavilhão assinado por Jean Nouvel estará aberto ao público até o dia 17 de outubro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...