domingo, 21 de março de 2010

COPA DO MUNDO 2010 / WORLD CUP 2010

AFRICA DO SUL E ARQUITETURA ESPORTIVA
SOUTH AFRICA AND SPORTS ARCHITECTURE


Graças a um volumoso contrato de publicidade o Free State Stadium será chamado de Vodacom. Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio está pronto desde junho. Nesta Copa do Mundo, a população de Bloemfontein vai ter a oportunidade de assistir in loco o time da casa em ação. Os três jogos restantes não são tão bons assim: Japão x Coreia do Sul (dia 14), Eslováquia x Suíça (20), África do Sul x França (22) e Honduras x Suíça (25).

A 200 metros da orla da Cidade do Cabo, bem perto do Oceano Atlântico, o Green Point Stadium, construído em terras usadas como campo de golfe, receberá oito jogos da Copa do Mundo 2010, incluindo uma semifinal. Quando estiver finalizado, o estádio terá cobertura com densidades diferentes para atenuar o ruído e capacidade para 70 mil torcedores, 24 mil lugares a menos do que o Soccer City, o maior da África, em Johannesburgo. Sua arquitetura foi toda pensada para não concorrer com a vista que os torcedores terão da Table Mountain.

Com capacidade para 70 mil pessoas, o estádio Moses Mabhida fica dentro do King’s Park. Todo remodelado e modernizado, o complexo esportivo também abriga o ABSA Stadium, além de oferecer áreas para a prática de atletismo, golfe e natação.

Johannseburgo é a única cidade que tem dois estádios como sede da Copa. O primeiro e mais conhecido fica no perigoso bairro de Hillbrow e se chama Ellis Park. O torcedor que tem boa memória deve se recordar da vitória verde-amarela na final da Copa das Confederações, contra os Estados Unidos, em junho passado. O Comitê Organizador também construiu o gigante Soccer City, em plena Soweto, com capacidade para 94 mil torcedores.

Mais de 1.500 homens trabalharam por quatro anos na construção do Mbombela Stadium, cuja capacidade total é de um quinto da população de Nelspruit (230 mil habitantes). Investimento muito alto. Ainda mais para um estádio que só receberá jogos de segundo e terceiro escalão, caso de Austrália contra Sérvia e Coreia do Norte contra Costa do Marfim.

O Peter Mokaba, que leva o nome de um dos grandes ativistas sul-africanos na luta contra o apartheid, receberá os jogos dos grupos A, B, C e F.
A arena é inspirada no baobá, com troncos de concreto no lugar das quatro colunas de sustentação. No estádio, que tem capacidade para 46 mil torcedores, serão realizadas quatro partidas.

Construído para a Copa do Mundo de 2010, o Nelson Mandela Bay é o primeiro estádio de futebol de Port Elizabeth. Localizado à beira do Lago North End, a arena comporta 48 mil pessoas e receberá cinco jogos na primeira fase, um nas oitavas de final, um nas quartas e a disputa do terceiro e quarto lugares.

Com capacidade para 42 mil pessoas, o estádio Royal Bafokeng foi construído em 1995 para sediar o Mundial de Rúgbi, um dos esportes mais populares da África do Sul. Na Copa de 2010, o lugar será palco de cinco jogos da primeira fase e de uma disputa das oitavas de final.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...