quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VANCOUVER, JOGOS DE INVERNO 2010

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE

A modalidade surgiu ainda no século XXIII, com patins de ferro e a sola de madeira. Os patins serviram até como meio de transporte, naquela época. As primeiras competições de caráter esportivo foram realizadas na Holanda, em 1616.
Quando a patinação estreou nos Jogos de Chamonix 1924 era disputada a etapa apenas entre os homens. As mulheres entraram em 1932, para um evento de demonstração apenas, e somente a partir da Olimpíada de 1960 passou a valer medalha na categoria feminina. Também nos mesmos Jogos ficou marcada a implantação do gelo artificial nas pistas, contribuindo para uma melhor performance dos atletas.
Com os patins, os atletas percorrem em uma pista oval, de 400 metros, podendo atingir uma velocidade superior a 60 km/h. Em 2006, nos Jogos de Inverno de Turim, surgiu a modalidade de disputa em equipe. Dessa forma, duas equipes - composta por três atletas cada - competem em sistema de revezamento. Em Vancouver, o atual campeão olímpico, o americano Chad Hedrick, é o favorito ao ouro. Em Turim, ele conquistou medalha de ouro (5.000 m), medalha de prata (10.000 m) e bronze, (1.500 m).


PATINAÇÃO NO GELO - SHORT TRACK

Após surgir no Canadá e nos Estados Unidos em meados dos anos 1900, a modalidade foi ganhando popularidade na Grã-Bretanha, Japão, França, Bélgica e Austrália. No entanto, essa modalidade só passou a valer medalha após a Olimpíada de Albertville 1992, na França. Até então, o esporte era apenas utilizado como demonstração desde a primeira edição dos Jogos de Inverno, em 1924.
Agora valendo medalha, a prova acontece em um circuito oval de 111 metros, onde os patinadores competem um com o outro e não contra o relógio. O primeiro a completar o completar o percurso vence a prova.

SKELETON

Assim como o bobsled e o luge, o skeleton é um esporte de deslizamento, sobre o trenó. A diferença em relação a essas modalidades é que o skeleton conta apenas com a modalidade individual. A saída é determinante para um bom resultado, o competidor precisa de uma saída explosiva para obter velocidade durante o percurso. Após tomar velocidade nos primeiros 50 metros da prova, o piloto se posiciona no trenó de barriga para baixo. Outro ponto interessante é que não há volante ou guidão, e o piloto se joga de um lado para o outro mirando o rumo desejado.
O skeleton nasceu na Suíça, com um inglês criando um novo trenó de metal e com forma semelhante a um esqueleto humano no final do século 19 na Suíça. Nas Olimpíadas, ele surgiu logo na primeira edição, em 1924, e voltou somente em 1948. Depois de uma nova pausa, o skeleton voltou em 2002 em Salt Lake, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...