segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vancouver 2010

BIATLO


O biatlo combina o esqui cross-country e o tiro de carabina. Biatlo é uma palavra grega, traduzida como "dois testes". No começo, a modalidade não era um esporte, e sim uma alternativa que os caçadores europeus utilizavam em busca de seus alimentos, isso há 200 a.C. No século 16, os países escandinavos começaram a usar tropas em esquis para se defender. Em 1958, o esporte teve o seu primeiro Campeonato Mundial, realizado na cidade de Saalfelden, na Áustria. Dois anos depois, o esporte ingressou nos Jogos de Sqaw Valley.
Atualmente, o biatlo é composto por dez provas que compõem desde o esqui cross-country e o tiro ao alvo. O objetivo é concluir com rapidez e ir acertando os alvos.


BOBSLED


Uma das provas mais populares dos Jogos, o bobsled está presente desde a primeira edição das Olimpíadas de Inverno, em 1924, disputada em Chamonix, na França. De lá para cá, o bobsled ficou de fora na Olimpíada de 1960 em Squaw Valley, nos Estados Unidos. Na ocasião, com o objetivo de economizar dinheiro, os organizadores decidiram não construir uma pista para a modalidade.


Nos últimos anos, o famoso trenó passou a ganhar nariz arredondado de fibra de vidro e aço para ficar ainda mais rápido. Na prova, os competidores - quatro para cada veículo - empurram o trenó e saltam para a descida. O percurso é cronometrado e a velocidade pode chegar até 100 km/h. O Canadá, que conta com a estrela Brakeman Ken Kotyk, é favorito à medalha de ouro em Vancouver.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...