quarta-feira, 11 de março de 2009

Centro de eventos, Ouro Preto, MG - Humberto Hermeto e Francisco Albano Andrade

Requalificação abre lugar para shows e oficinas
Patrimônio cultural da humanidade, Ouro Preto deve ganhar até 2011 seu Centro Municipal de Eventos, que pretende não só ajudar a preservar o centro histórico, como também contribuir para a requalificação do bairro de Padre Faria, área periférica e carente da cidade. O conjunto ocupará a grande gleba onde funcionava a Companhia Industrial de Ouro Preto, fábrica de tecidos construída no final do século 19. A facilidade de acesso ao local, junto à rodovia BR-356 e ao lado da recémrestaurada estação ferroviária Vitorino Dias, foi um dos fatores decisivos para a escolha da área.

Pavilhão - nível +1,5 01. Balcão / 2. Palco
3. Camarim / 4. Estacionamento


Pavilhão - nível -21. Quadra poliesportiva / 2. Sanitários


Com cerca de 3,6 mil metros quadrados e 17 metros de pé-direito livre, o pavilhão de modulação ortogonal terá capacidade para mais de 7 mil pessoas e cria condições espaciais para diferentes distribuições de público, numa clara referência à praça Tiradentes. Sua estrutura será mista, com pilares e balcões de concreto, cobertura em sheds com telhas termoacústicas, empenas frontais em painéis de concreto pré-fabricado e vedos laterais com venezianas vazadas de aço corten suspensas acima do nível de circulação, para dar maior flexibilidade de uso ao espaço. Para tornar o espaço acusticamente confortável, a face opaca e interna dos sheds será revestida com lã de vidro e tecido. O piso terá a marcação de quadras esportivas, para uso da população no dia-a-dia.



Fábrica 1. Acesso / 2. Praça superior / 3. Cozinha-escola4. Administração / 5. Varanda / 6. Galeria / 7. Oficinas8. Sanitários



No prédio original, a malha interna de pilares metálicos passará por processos de limpeza e receberá proteção antiferrugem, enquanto o piso cimentado será refeito. A cobertura necessitará de intervenções mais significativas. Como as telhas francesas originais não são mais encontradas no mercado e produzir um lote exclusivamente para a obra teria custo bastante elevado, a opção foi recriar a modulação da estrutura metálica, o que permitirá o uso de telhas francesas de formato comercial. Os sheds, hoje vedados por telhas de fibrocimento, também serão recuperados. O edifício abrigará as oficinas e outras atividades dirigidas à população do bairro.


Todo o conjunto será integrado por uma grande marquise, elemento que assinala o acesso principal ao empreendimento e responde pela articulação espacial coberta. Externamente, o piso será pavimentado com paralelepípedos, a fim de dar maior permeabilidade ao terreno. Iniciadas no segundo semestre de 2008, as obras devem ser finalizadas em 2011.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...