Como parte de uma série de bonecas temáticas, cada uma representando uma carreira diferente, a famosa boneca de Barbie, de 52 anos – fabricada pela Mattel, acaba de ganhar uma versão arquiteta.
A edição de arquiteta da boneca inclui óculos de aro preto, um capacete, um pequeno modelo de uma casa cor-de-rosa, um vestido com estampa de arranha-céu e um transportador de documento cilíndrico, contendo cópias azuis. Desde a sua estréia, em 1959, a Barbie tem acumulado um currículo impressionante, com mais de 120 cargos, que vão de babá a astronauta, passando por bailarina, executiva, cirurgiã, ginasta, paleontóloga, bombeira e modelo. 















Mais do que um espaço de leitura, o edifício será um centro cultural com auditório para 600 pessoas e um anfiteatro ao ar livre, enterrado na estrutura principal.
Em referência ao passado industrial de Birmingham, os arquitetos do Mecanoo propõe vitrais ornamentais em formato de círculo e estrela em todas as fachadas da biblioteca. Além de permitir a entrada de luz natural a solução cria nichos que serão utilizados para abrigar o acervo da biblioteca.
A intervenção proposta pelos arquitetos Maurício Xavier e Sérgio Travaglia , vai tomar forma nas malconservadas instalações do Santapaula Iate Clube, complexo de lazer que, entre suas edificações, conta com uma garagem de barcos projetada por João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. O prédio, tombado pelo Conpresp, é considerado uma pérola entre os trabalhos de Artigas.
O Santapaula Iate Clube não durou muito tempo: foi inaugurado nos anos 1960 e desativado na década de 1980. Depois, foi adquirido por um empresário, que tencionava recuperá-lo e transformá-lo em clube de campo para seus funcionários. O Plano Collor abortou a iniciativa. É o mesmo proprietário que pretende implantar o centro de convenções, o hotel e o restaurante. Segundo Xavier, ele planeja ter o espaço em funcionamento antes da Copa do Mundo de 2014.




























