sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MOBILIÁRIO DE ESCRITÓRIOS : 60 ANOS DE HISTÓRIA

Evolução da ergonomia, a descoberta de novos materiais e mecanismos de movimento tornam as cadeiras de escritório cada vez mais confortáveis

Linha do tempo - cadeiras de escritório


1948
Primeira cadeira de plástico produzida em larga escala, a Eames molded plastic chair foi criada pelo casal Eames a partir de técnicas de moldagem desenvolvidas na Segunda Guerra Mundial. A forma simples e orgânica da concha de plástico foi criada para atender ao corpo humano. A versão usada em escritórios teve os pés modificados de forma a facilitar a produção industrial. A estrutura complexa foi substituída por outra mais simples, com quatro pés. Existe ainda uma outra variante de base cilíndrica. Atualmente, a cadeira é fabricada em polipropileno reciclável pela Herman Miller.

1955
Uma das cadeiras mais imitadas do mundo, o modelo 3107, criada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen para a empresa Fritz Hansen, tem o assento e o encosto configurados por uma única chapa de compensado curvado. Na época, foi bastante utilizada em escritórios, apesar de não ter sido criada para esse fim. Empilhável, com estrutura de alumínio tubular, a cadeira, segundo o próprio Jacobsen, foi inspirada em outra invenção sua, a Ant chair, de 1952.


1958
Muito utilizada em escritórios, a Aluminium Group foi originalmente concebida pelos Eames para uma residência projetada pelos arquitetos Eero Saarinen e Alexander Girard. As cadeiras se tornaram o ponto de partida para outra criação do casal, as Soft Pad Chairs, desenvolvidas onze anos mais tarde com enchimento de lã. Em ambas, assento e encosto formam uma peça única presa em barras de alumínio curvado.


1976
Antes de criarem a Ergon para a Herman Miller, os designers norte-americanos Bill Stumpf e Don Chadwick passaram anos estudando os aspectos comportamentais e fisiológicos dos usuários. O sistema de balanço faz com que a cadeira acompanhe os movimentos do corpo. Ajustável, ela se adapta a pessoas de diferentes proporções e tamanhos.



1980
O design ergonômico e a utilização de materiais recicláveis são os destaques da FS-Line, cadeira criada pelos designers Klaus Frank e Werner Sauer para a empresa alemã Wilkhahn. O assento flexível, de polipropileno, fica preso aos braços por apenas dois parafusos como uma rede em balanço. A cadeira se ajusta a corpos de diferentes dimensões.

1984
Desenhada por Stumpf e Chadwick para a Herman Miller, a Equa é uma cadeira ergonômica que proporciona boa sustentação da coluna e acompanha os movimentos do corpo. A estrutura do assento e encosto alongado é formada por peça única feita com resina de poliéster reforçado com fibra de vidro. É revestida com material termoplástico flexível e forte.





1992
Feita de alumínio e polipropileno reciclados, a cadeira empilhável Louis XX foi projetada pelo designer francês Philippe Starck para a alemã Vitra com base nos conceitos do design ecológico. A cadeira foi desenvolvida de forma a produzir o menor impacto ambiental possível.






1994
Considerada um ícone do design e da ergonomia, a cadeira Aeron, da Herman Miller, foi criada por Bill Stumpf e Don Chadwick para se ajustar perfeitamente ao usuário. Encosto e assento são constituídos por uma tela de poliéster (elástica, semitransparente e flexível), que se molda ao corpo, ao mesmo tempo em que proporciona conforto térmico. O sistema de inclinação cinemática faz com que a cadeira se adapte bem aos movimentos da pessoa no trabalho. Também foi projetada para a desmontagem e reciclagem.

1999

Assim como a Aeron, a cadeira Freedom, projetada pelo designer Niels Diffrient para a Humanscale, tem um desempenho ergonômico exemplar. Além da reclinação com ajuste automático e braços sincronizados, tem assento e encosto feitos com espuma de poliuretano. O assento tem gel em alguns pontos, de forma a aumentar o conforto do usuário.

2008

Os designers Bill Stumpf e Jeff Weber demoraram seis anos para criar a Embody, uma cadeira de escritório que já vem sendo chamada de a "sucessora da Aeron". Lançada neste ano pela Herman Miller, a cadeira dispõe de cinco camadas de suspensão, uma delas composta por 93 discos hexagonais de plástico que se movem de forma independente quando o usuário se desloca. O encosto possui mais de 25 placas flexíveis que se adaptam à forma do corpo. A cadeira é reciclável



Extraído da Revista aU, Ed.Pini

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...