sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O mais belo da Grã-Bretanha - The most beautiful of Britain

Britânico ganha prêmio de jardim mais belo do país
Médico aposentado venceu 122 concorrentes e seu gramado foi escolhido o melhor da Grã-Bretanha.






segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Memorial de Jorge Amado

No início de agosto, em cerimônia realizada na Casa do Rio Vermelho, em Salvador, foi apresentado um projeto que prevê a transformação do imóvel em um memorial de Jorge Amado. A proposta de reforma da residência, que foi o endereço do escritor e de Zélia Gattai durante anos, foi doada pelo arquiteto português Miguel Correia, do Future Architecture Thinking (FAT).


O projeto manteve a fachada da casa, mas agregou uma bilheteira logo após a entrada. Os visitantes poderão circular pelos espaços que serão apenas recuperados e onde foi proposta a organização de algumas vitrines nos nichos e armários existentes. O restaurante irá ocupar o espaço da antiga biblioteca, mantendo as estantes dos livros da casa. No ambiente exterior, a intervenção ocorreu no sentido de criar uma esplanada ao redor de um lago, a antiga piscina, envolta por uma pérgula.


Um logotipo foi desenhado utilizando dois símbolos relativos à mitologia Orixá (Oxum e Òxossi). As cores escolhidas foram o tradicional azul do azulejo e um tom quente de amarelo que representa a cultura brasileira. Ainda sem certeza de financiamento, o projeto deverá ser executado pelo governo do estado da Bahia, de acordo com uma garantia firmada pelo governador Jaques Wagner.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AQUÁRIO CILÍNDRICO - CYLINDRICAL AQUARIUM

O AquaDom é o maior aquário cilíndrico do mundo. Trata-se de um aquário de água salgada situado no interior do hotel Radisson de Berlim, próximo da Ilha dos Museus, o Palácio Real e ao Alexanderplatz.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Só um banheiro - Only one bathroom

Nova legislação prevê apenas um banheiro em restaurantes em vez de dois, enquanto mudanças em código permitem que locais com menos de 20 mesas não forneçam toaletes.Nos termos da legislação que o prefeito Michael Bloomberg assinou no dia 8 de agosto, pequenos restaurantes e cafés com capacidade para 30 pessoas ou menos, são autorizados a prestar aos clientes o serviço de um banheiro, em vez de dois, como era anteriormente exigido - um para cada sexo. As alterações também modificaram o código de encanamento da cidade, de acordo com uma regra do Departamento de Saúde que permite que locais com menos de 20 mesas não sejam obrigados a fornecer um banheiro para seus clientes. A cidade também não tem apenas um código de construção, há um código de 1938, um código de 1968 e um código de 2008, e todos têm requisitos diferentes em relação aos banheiros. De acordo com uma porta-voz do Departamento de Edifícios, o código de 1968 exigia um banheiro para cada sexo para um estabelecimento de até 100 pessoas. O código de 2008 exigia um para cada sexo, para um estabelecimento cuja capacidade seja de até 150 pessoas.
Novas leis não são retroativas - elas se aplicam apenas a novas construções e para locais que alteram sua funcionalidade. Além de toda complexidade, restrições muitas vezes foram impostas a restaurantes menores, permitindo-lhes ter apenas um banheiro unissex quando de outra forma poderiam ter dois.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Museus artísticos e sensoriais/Museums and art sensory

Inaugurados há não mais de dois anos, alguns dos museus contemporâneos de maior sucesso em todo o mundo têm em sua arquitetura diferenciada o principal ponto de intersecção. Fazer do próprio prédio uma atração cultural nunca foi segredo, mas ganhou ainda mais força com a abertura do museu Guggenheim, em Bilbao, em 1997. Uma obra surpreendente de Frank Gehry, que ajudou a transformar a pequena cidade portuária no norte da Espanha.

Confira cinco dos novos museus que promovem uma experiência artística e altamente sensorial.




1- Riverside Museum, Glasgow, Escócia



Se tem a assinatura de Zaha Hadid, o museu já vale a visita. Uma das mais celebradas profissionais contemporâneas, a arquiteta iraquiana usou suas linhas sinuosas para traçar o Museu do Transporte de Riverside, na Escócoa. O prédio lembra um túnel, aberto de um lado para o rio e de outro para a cidade. O telhado tem linhas que remetem aos traçados de uma ferrovia e também ao movimento das águas do rio Clyde. Dentro, uma exposição com a história das ferrovias e autovias do país.
Aberto em junho de 2011, o museu comemorou um milhão de visitantes em seis meses.

2- Teshima Art Museum, ilha de Teshima, Japão


Esqueça todos os paradigmas de um museu tradicional. O Museu de Arte de Teshima aponta um novo caminho para os espaços expositivos. Em silêncio e sem sapatos, os visitantes entram na enorme bolha de concreto com dois rasgos por onde passam a iluminação. Encravado em uma colina, o museu convida a natureza do entorno a fazer parte da experiência.


Luz, água do mar e ar ali também se tornam obras de arte. Pequenas gotas d’água brotam do chão e se movem para juntar-se a outras porque o piso não é totalmente reto. Os “rasgos” na bolha permitem sentir vento e sons vindos do exterior. Esse espaço vai abrigar exposições e instalações.
O projeto é do arquiteto japonês Ryue Nishizawa, ganhador do Pritzker em 2010, e do artista Rei Naito. Um segundo pavilhão abriga a loja e o café do museu.


3- OCT Design Museum, ShenZhen, China



A cidade de ShenZhen, na China, quer manter-se no posto de capital do design. A chancela foi dada em 2009, pela Unesco, que a definiu como uma das cidades mais criativas do mundo. Desenhado pelo arquiteto Zhu Pei, o OCT Design Museum vem completar a cena. O museu tem o formato de uma elipse que remete a uma gota d’água, segundo seu criador. Umas fendas no topo fazem as vezes de janela. O centro expositivo fica em OCT Harbour, uma área de ShenZhen destinada à vida cultural dos moradores e turistas.
O arquiteto chinês acaba de colocar o ponto final da construção que vai ter programação intensa destinada a discutir moda, design e arquitetura.



4- Soumaya Museum, Cidade do México



O museu Soumaya, no México, guarda a coleção de arte do empresário mexicano Carlos Slim, apontado pela revista Forbes como o homem mais rico do mundo.
O acervo compreende obras de arte contemporâneas, peças de cunho religioso e a coleção de moedas do multimilionário. Soumaya é o nome da esposa de Slim, que foi homenageada.


Originalmente inaugurado em 2004, o museu ganhou um novo prédio no ano passado, desenhado pelo arquiteto mexicano Fernando Romero, genro de Slim. Em aço e em formato de nuvem, o prédio lembra obras de Frank Ghery, como alguns críticos pontuaram.


5-Ordos Art & City Museum, Ordos, Mongólia


Com forma orgânica, esse museu balançou as “estruturas” arquitetônicas da cidade de Ordos. Construído em uma parte da cidade que está sendo urbanizada, o prédio foi desenhado pelo escritório chinês MAD Arquitetos.
Feito com aço polido, o prédio abriga galerias diversas para as mostras artísticas. A luz natural é garantida por rasgos na estrutura. Os arquitetos quiseram propor esse “meteorito amorfo” como uma contraposição às estruturas geométricas e cartesianas do plano urbanístico concebido para o novo centro da cidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Restauração no coliseu - Restore the coliseum

O ministro da cultura da Itália, Lorenzo Ornaghi, anunciou a restauração do histórico Coliseu de Roma. Após recente divulgação do desnível de 40 centímetros, com o lado Sul da construção mais baixo do que o Norte, os reparos serão executados em aproximadamente três anos e os custos devem chegar a 25 milhões de euros.Além dos efeitos do tempo e causados pelo tráfego local, regularmente pedaços de alvenaria e pedras têm caído da arena de dois mil anos. “A intervenção não atende apenas os interesses de Roma e da Itália, mas este é um símbolo de como Roma se apresenta para o mundo”, justificou o ministro. Em fases distintas, quatro andares de andaimes devem cobrir os arcos do monumento em 915 dias (dois anos e meio). Os trabalhadores irão reconstruir a fachada do antigo anfiteatro, restaurar as passagens internas e das áreas subterrâneas, além de construir um centro de serviço de turismo fora do monumento.O Coliseu permanecerá aberto ao público durante a construção. O restauro se inicia em dezembro deste ano e tem previsão de término em junho de 2015.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CENTRO DE EVENTOS - DOWNTOWN EVENTS

Está prevista para o dia 15 de agosto a inauguração oficial do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A obra ocupa um terreno de 170 mil m² e foi projetada para ser um dos maiores e mais modernos centros de eventos da América Latina.


O complexo é formado por dois pavilhões idênticos, espelhados, cada um com 300 metros x 100 metros e pé direito de 14 metros no salão central de exposições. Sua estrutura foi feita com pré-fabricados, inclusive os pilares de 26,75 metros de altura e as lajes alveolares, que vencem vãos de até 15 metros e chegam a suportar uma sobrecarga de dois mil kg/m².


Entre os dois pavilhões fica uma área de convivência de seis mil m². Esta parte, diferentemente dos pavilhões, foi moldada in loco, devido principalmente ao formato elíptico da cobertura, pois seria difícil modular este espaço. A área da cúpula da cobertura é de dois mil m², feita em estrutura metálica. Um dos elementos de destaque no Centro de Eventos são as passarelas que fazem a interligação entre os blocos de cada pavilhão. São duas passarelas em cada um, de 2,8 metros de largura, compostas por duas vigas com vãos de 55,5 metros. As seções transversais dos componentes estruturais das vigas principais são do tipo caixão em aço, e foram empregadas barras Dywidag para os elementos tracionados. A estrutura é do tipo misto, com enchimento de concreto. A obra tem área construída total de 172 mil m² e foi realizada pelo consórcio Galvão Andrade Mendonça em um orçamento de R$ 475 milhões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...