quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais Cidades Sustentáveis - More Sustainable Cities

Vancouver, Canadá, tem planos para se tornar a cidade mais verde do Planeta. Além do fato de 90% da cidade já viver de energia renovável, o município tem esquemas inovadores para melhorar a redução de resíduos, qualidade do ar e emissão de CO2 bastante adiantados. Terceira maior cidade do Canadá, seu ritmo está bem distante da correria metropolitana de Toronto, do outro lado do país. Os habitantes da cidade têm mais semelhança com as pessoas de Seattle, Portland e São Francisco do que com seus colegas do leste. Combinação de oportunidade, ativismo cívico e planejamento urbano inteligente, o centro de Vancouver é um exemplo internacional pelo seu impressionante mix de torres de escritórios, bairros comerciais e prédios residenciais de alta densidade. Copenhague, Dinamarca – A cidade tem uma avançada rede de ciclovias. Cerca de 1,1 milhões de pessoas em Copenhague têm na bicicleta o meio mais óbvio de locomoção. Além disso, sustenta um forte compromisso com a energia renovável - mais de 20% da cidade é coberta por parques eólicos. Essa deve ser também a capital que mais facilita a vida do turista na Europa. Características como centro compacto da cidade bom para caminhar; ausência de trânsito; inglês fluente da população e o transporte público super eficiente fazem diferença. Mas, não pense que Copenhague é sem graça porque não tem confusão. Seus moradores têm apetite voraz pelas artes, alta aptidão para o design, fina apreciação pela boa culinária e uma vida noturna modesta, mas muito bacana. Sydney, Austrália - A cidade que começou a ‘Hora do Planeta’ é líder em mundial reciclagem. Além disso, dispõe do mais eficiente sistema de transporte público da Austrália. A maioria das atividades da cidade acontece ao ar livre – seja comer, beber, ficar de papo para o ar na praia, velejar, nadar ou surfar. O lado à vontade dos moradores de Sydney faz parte de todo esse charme. Como maior cidade da Austrália, Sydney é também a primeira em bancos, negócios e cinema.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cidades Sustentáveis - Sustainable Cities

Reykjavík, Islândia – Esta é uma pequena cidade de grande personalidade. Os 120 mil habitantes da capital da Islândia fazem a sua parte. A cidade tem uma agenda de eventos públicos que promovem iniciativas ecológicas regulares com grande envolvimento da população. Os ônibus municipais são movidos a hidrogênio e o transporte público é de muito boa qualidade. O turista, por sua vez, se apaixona pela cidade ao sul do Ártico por causa dos extremos – é remota, seus dias são escuros no inverno e as noites ensolaradas no verão. Seus habitantes trabalham muito, e assim, temos uma cidade agitada, internacional e cheia de eventos em quase todas as temporadas. Londres, Inglaterra – Nos planos de combate ao aquecimento global da capital da Inglaterra está a redução em 60% das emissões de CO2, em 20 anos. A cidade já têm ônibus abastecidos com hidrogênio – marcados com o logo de uma folha verde. Há também uma ampla e bem sucedida campanha para incentivar o ciclismo com o projeto batizado de “Revolução das bicicletas” - a cidade tem 40 km quilômetros de ciclovias implantadas com toda a infraestrutura necessária, desde vagas em estacionamento, segurança, educação e treinamento. O sistema público de aluguel de bicicletas, lançado em 2010, tem cerca de 600 estações e mais de 8 mil bikes. São Francisco, EUA – A cidade precursora do movimento contra as sacolas plásticas – desde 2007 o uso é proibido em supermercados e farmácias – sempre foi um oásis de pensamentos liberais e modernos no velho oeste americano. A cidade tem mais de 100 prédios ecológicos. Transporte público e bicicleta são as primeiras opções de locomoção de seus habitantes. A cidade faz uso também, desde 2001, de paineis solares e turbinas eólicas para gerar sua energia. Sofisticação, beleza atemporal e culinária de primeira linha são outros atrativos da cidade. Não perca o pôr-do-sol. Felizmente, é impossível deixar de notá-lo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

TELEFONES DIVERTIDOS - PHONE FUN

'Call Parade' espalha 100 orelhões pintados por artistas plásticos pela cidade de São Paulo. A intervenção faz parte da primeira Call Parade, evento artí­stico que espalha, a partir deste domingo (20), orelhões decorados pela capital paulista.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arquitetura e moda - Architecture and fashion

Cada vez mais existe uma união entre moda, arte, arquitetura, design.



Increasingly there is a union between fashion, art, architecture, design. Bahrain World Trade Center, Manama


Gherkin Building, Londres
Oceanografo, Valencia



Rotating Tower project by David Fischer, Dubai



Otto Bock Building, Berlin


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Niemeyer sai do hospital - Niemeyer leaves hospital

O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, recebeu alta do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (18) e foi levado para casa por sua família.

Segundo avaliação do médico Fernando Gjorup, as condições clínicas do paciente eram favoráveis para a liberação.
Oscar Niemeyer deu entrada no hospital no dia 2 de maio, com pneumonia e desidratação.

Nos últimos dias, o arquiteto já estava recuperado da infecção respiratória e seu quadro permaneceu estável: na quinta-feira da semana passada, o tratamento com antibióticos a que vinha sendo submetido foi suspenso; no sábado (12), ele foi transferido da Unidade Intermediária para um quarto.
Por meio de sua família, Niemeyer afirmou que estava bem e que queria deixar logo o hospital para retomar seus projetos.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou 12 dias internado no mesmo hospital por causa de uma infecção urinária.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Arte na alimentação - Art in the diet

Hiromasa Sugamori é professor da Universidade de Artes Plásticas de Nagoya, no Japão, dá palestras sobre réplicas de alimentos criados em resina, silicone e plastissol.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ARQUITETURA DINÃMICA - DYNAMIC ARCHITECTURE


Com volumetria dinâmica e instigante, o mais novo projeto do arquiteto Isay Weinfeld é um edifício residencial que evita o pavimento tipo. Localizado na Vila Madalena, um bairro jovem e em efervescente transformação da capital paulista, o Edifício Oka vai ser implantado entre duas ruas, em uma encosta com desnível de 19 metros.A topografia íngreme do terreno e a solicitação da construtora de que o edifício contemplasse apartamentos com programas diferentes, direcionou o arquiteto a conceber uma construção escalonada. Assim, o projeto prevê andares que ora estão mais à frente, ora mais ao fundo, ora mais à esquerda e ora mais à direita. Isay Weinfeld explica que “o desalinhamento dos andares é de certa forma decorrência dessa necessidade de ajustar programas tão diferentes a um mesmo esqueleto estrutural, comum a todos os pavimentos”. Além disso, o arquiteto revela que o desafio do projeto consistiu em garantir uma solução otimizada e eficiente para a circulação vertical. Com apenas oito unidades residenciais, os apartamentos variam de 360m² a 550m². O acesso é feito pela rua no ponto mais alto do terreno e acima deste nível serão oito pavimentos, sendo cinco apartamentos, um por andar, e um triplex. Abaixo do nível adotado como térreo, foram previstas duas unidades duplex que dividem o pavimento com as garagens. E, por fim, dois andares abaixo foram destinados para espaços de lazer do edifício, além de um espaço comercial com acesso em nível pela rua de baixo - o ponto mais baixo do terreno. O resultado final é um edifício que segue não só a topografia, mas dá continuidade à linguagem das casas escalonadas do entorno, aproveitando ao máximo à vista privilegiada e a arborização da região. Apesar do cronograma da obra ainda não estar fechado, a previsão do início da construção é julho ou agosto deste ano.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A força de um arquiteto - The strength of an architect

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos e que completou sete dias internado com sintomas de pneumonia e desidratação, afirmou em mensagem que quer deixar o hospital o mais rápido possível para continuar com seus projetos profissionais "Estou bem, mas quero sair logo desse hospital para cuidar dos meus projetos. Um deles é para a nova casa da churrascaria Porcão no Rio e o outro é o lançamento da nova edição da minha revista, a 'Nosso Caminho'", assinalou o arquiteto em uma breve mensagem enviada por seu neto, o fotógrafo Kadu Niemeyer, ao site "iG". O médico Fernando Gjorup, do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, afirmou nesta quarta-feira a jornalistas que Niemeyer apresentou uma "pequena melhoria em seu quadro de desidratação", permanece lúcido e respira sem ajuda de aparelhos, mas ainda sem previsão de alta.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matrioskas na decoração - Matrioskas the decoration

A peça, encontrada em diversos tamanhos e desenhos, simboliza a família: uma mãe carregando os filhos dentro de si. Originalmente, é feita de madeira tília, da Rússia


Elas podem aparecer em estampas de almofadas, nos adesivos de parede ou então de maneiras mais clássicas: uma dentro da outra ou expostas lado a lado. Veja ideias de como inserir as bonequinhas russas na decoração da sua casa.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Escultura real - Sculpture real

Escultura do falecido líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, criada pelos artistas Alberto Lorente, Manolo Castro e Julio Lorente na 11ª Bienal de Arte Contemporânea de Havana, em Cuba. Sculpture of the late leader of al-Qaeda, Osama bin Laden, created by the artists Alberto Lorente, Manolo Castro and Julio Lorente at the 11th Biennial of Contemporary Art in Havana, Cuba.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Oscar Niemeyer novamente - Oscar Niemeyer again

Aos 104 anos, Oscar Niemeyer ainda capaz de criar grandes projetos. Ele é o responsável pelo novo empreendimento corporativo da REC – Real State Corporate, que será construído até 2014, ao lado da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O empreendimento contará com 19 pavimentos e lajes de 4,8 mil metros quadrados, prontas para soluções em hotelaria, salas comerciais e clientes corporativos. Serão investidos no projeto R$ 550 milhões, segundo os empreendedores Prosperitas e Hochtief do Brasil.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ovelhas de plásticos - Sheep plastics

Rebanho de ovelhas de plástico invade jardim em frente ao castelo de Schwerin, no norte da Alemanha. A instalação, que já passou por mais de 50 cidades na Europa, é dos artistas alemães Rainer Bonk e Bertamaria Reetz.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

EDIFICIOS NAS ÁGUAS - BUILDINGS IN THE WATERS

Um acordo foi fechado hoje para a construção de um empreendimento de hotéis subaquáticos em Dubai, o World Discus Hotel. O projeto consiste em um edifício subaquático em forma de disco ligado a outro disco na superfície da água.

Oscar Niemeyer internado - Oscar Niemeyer hospital

O arquiteto carioca Oscar Niemeyer foi internado na noite desta quarta-feira (2) no hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo informações da família do arquiteto de 104 anos, seu estado de saúde não é grave.
Após ser medicado contra uma forte gripe, Niemeyer foi internado. Não há previsão de alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou 12 dias internado no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

LUMINÁRIA ORGÂNICA - LUMINAIRE ORGANIC

Quando se trata de objetos diferentes, bonitos e com formas orgânicas, me sinto privilegiada em poder mostrar ao público essas maravilhas, principalmente quando essa peça traz um pouquinho da alma do designer. Pensando em cada uma dessas caracteristicas, a designer israelense Ayala Serfaty criou o pedente Suuria, inspirado nas formas orgânicas da terra e do fundo do mar. Pertencente à coleção Morning Glory, a luminária é feita uma a uma, em seda tingida e plissada artesanalmente, e podem ser usadas como luminária de mesa ou pendente. Muito elegante e sensual, a peça se distingue pela delicadeza dos materiais e sutileza da luz, e o mais incrível é que está entre os best-sellers da designer.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bonecos de concreto - Dolls of concrete





Personagens em tamanho natural feito de concreto pelo artista Cristel Lechner é exposto no Maximilian Park na cidade de Hamm, Alemanha; o artista alemão instalou 80 números ao ar livre em todo o parque para a exposição "Ordinary People" .




Characters in size made of concrete by artist Cristel Lechner is exposed in the Maximilian Park in the city of Hamm, Germany, the German artist installed 80 numbers outdoors throughout the park for the exhibition "Ordinary People" .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...