segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Boneca arquiteta - Doll architect

Como parte de uma série de bonecas temáticas, cada uma representando uma carreira diferente, a famosa boneca de Barbie, de 52 anos – fabricada pela Mattel, acaba de ganhar uma versão arquiteta.
A edição de arquiteta da boneca inclui óculos de aro preto, um capacete, um pequeno modelo de uma casa cor-de-rosa, um vestido com estampa de arranha-céu e um transportador de documento cilíndrico, contendo cópias azuis. Desde a sua estréia, em 1959, a Barbie tem acumulado um currículo impressionante, com mais de 120 cargos, que vão de babá a astronauta, passando por bailarina, executiva, cirurgiã, ginasta, paleontóloga, bombeira e modelo.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

TORRE PIRÂMIDE - PYRAMID TOWER

O arq Bjarke Ingels, do escritório dinamarquês BIG, revelou seu novo –e primeiro- projeto para Nova York, a torre residencial West Durst 57th - uma evolução dos projetos residenciais do BIG para Copenhagen, adaptada a escala e ao código de zoneamento restritivo de Nova York, nos EUA.
Embora seja chamada de torre, a forma do projeto é totalmente inesperada. Nem torre, nem laje, nem mesmo uma grande pirâmide, e sim um gracioso pico assimétrico, com um pavilhão de paisagismo em seu núcleo oco. Das ruas, o edifício vai se parecer com uma parede angular com janelas ricamente detalhadas.
Com pátios arejados e fachadas que permitem a iluminação natural, a edificação vai contar com 600 unidades residenciais de diferentes tamanhos, situados em um pódio com programa cultural e comercial. A torre é um claro híbrido do modelo norte-europeu: “no novo prédio se fundirão dois tipos aparentemente incompatíveis: um estilo europeu, bloco de apartamento de altura baixa que rodeia um pátio, e uma torre de Manhattan, rendendo algo que não se parece com nenhum deles e se comporta como ambos”, diz Ingels.
Ladeado por uma usina a vapor ativa, mas praticamente vazia, e por uma garagem de caminhões de lixo, o West Durst 57th fica na direção da água – o que cria também uma ligação com o Hudson River Park – e atrás dele se ergue uma íngreme encosta de 450m. Além de proteger os espaços verdes que compõem o cerne do projeto, esta encosta também minimiza o ruído do trafego. O complexo ainda contará com um espaço público verde de transição. Cada apartamento terá uma varanda, a maioria com vista para o Rio Hudson.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Home theater, o filme - Home theater, the film

Os revestimentos em madeira das paredes e do piso ajudam na acústica e absorção do som

As luminárias são embutidas na parede para nao dar reflexo na televisão


Um pude entre a televisão e o sofá serve de apoio para os pés. Detalhe que garante mais conforto na hora de assistir a um filme

O tapete cor cobre ajudou a iluminar o ambiente

O carpete e o revestimento de madeira ajudam a melhorar à acustica do ambiente, que juntamente com a tela de 100 polegadas garantem um espaço digno de tapete vermelho

As chaises garantem conforto aos usuários enquanto o painel de couro ajuda da acústica

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CASA DO FACEBOOK - HOUSE OF FACEBOOK

Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg , cuja fortuna é estimada em R$ 11,7 bilhões, mudou-se em janeiro para o bairro College Terrance, em Palo Alto.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palcos e cortinas - Stage and curtains

Com a inauguração em 2010 do Grand Canal Theatre, Daniel Libeskind fez sua estreia na cidade de Dublin, capital da Irlanda. A construção é marcada por soluções inspiradas no palco de um teatro, como a ampla fachada de vidro com quatro recortes, todos inclinados desde a cobertura até o chão e alternados no sentido diagonal, lembrando uma imensa cortina de pano.
De acordo com Libeskind, a proposta é compor um volume dinâmico e escultórico que dialogue com as atividades comerciais e residenciais do entorno para, assim, se tornar um marco urbano e um centro cultural de Dublin. Assim, concebeu um edifício de 13 mil metros quadrados e sete pavimentos, cuja construção teve um custo total de US$ 100 milhões.
O teatro faz parte de um complexo multiuso que conta, ainda, com dois edifícios de escritório, previstos para serem inaugurados ainda em 2011. Com 45,5 mil metros quadrados, eles terão fachadas gêmeas, átrios envidraçados, telhados verdes e serão revestidos com pele dupla de vidro e aço leve, além de placas cerâmica com padrões geométricos. Seu acesso será feito tanto pela Grand Canal Square quanto por avenidas do entorno.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Maior biblioteca - Largest Library

O estúdio holandês de arquitetura Mecanoo é o responsável pelo projeto da nova sede da Biblioteca de Birmigham, na Inglaterra. A construção deverá estar concluída em 2013 e será o maior edifício do gênero no Reino Unido.
Mais do que um espaço de leitura, o edifício será um centro cultural com auditório para 600 pessoas e um anfiteatro ao ar livre, enterrado na estrutura principal.
Em referência ao passado industrial de Birmingham, os arquitetos do Mecanoo propõe vitrais ornamentais em formato de círculo e estrela em todas as fachadas da biblioteca. Além de permitir a entrada de luz natural a solução cria nichos que serão utilizados para abrigar o acervo da biblioteca.

O projeto prevê, ainda, brises e vidros refletivos nas janelas e soluções de caráter sustentável como aquecimento solar e reaproveitamento de água.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Músculo na fachada - Muscle in the front

A empresa norte-americana criou um novo conceito para regular o calor no interior de um edifício. Esse emaranhado de linhas labirínticas que reveste a fachada da edificação do vídeo é composto por um material que reage automaticamente ao calor que recebe, dilatando-se ou contraindo-se. O material flexível se dobra como um músculo, filtrando o calor e a luz naturalmente, sem necessidade de ajustes técnicos e com baixo consumo de energia.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

GARAGEM EM HOTEL - GARAGE IN HOTEL

A intervenção proposta pelos arquitetos Maurício Xavier e Sérgio Travaglia , vai tomar forma nas malconservadas instalações do Santapaula Iate Clube, complexo de lazer que, entre suas edificações, conta com uma garagem de barcos projetada por João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. O prédio, tombado pelo Conpresp, é considerado uma pérola entre os trabalhos de Artigas.
Antigo iate clube vai virar centro de convenções e hotel. O edifício da garagem será transformado em restaurante. A principal intervenção sugerida pelos autores é a inserção de um mezanino para ampliar a área - no prédio, informa Xavier, já existe até uma pequena cozinha.
O Santapaula Iate Clube não durou muito tempo: foi inaugurado nos anos 1960 e desativado na década de 1980. Depois, foi adquirido por um empresário, que tencionava recuperá-lo e transformá-lo em clube de campo para seus funcionários. O Plano Collor abortou a iniciativa. É o mesmo proprietário que pretende implantar o centro de convenções, o hotel e o restaurante. Segundo Xavier, ele planeja ter o espaço em funcionamento antes da Copa do Mundo de 2014.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jardim de infância - Kindergarten

Através de concursos, os arquitetos colombianos têm sido chamados a desenhar escolas, bibliotecas, museus e espaços públicos em áreas degradadas de grandes cidades, como a capital Bogotá, Medellín e Cartagena. O projeto do jardim de infância El Porvenir, com o qual Giancarlo Mazzanti foi um dos vencedores de um concurso realizado em 2005, é parte desse processo de revitalização urbana em curso na Colômbia há cerca de dez anos.
O projeto levou em conta a possibilidade de reprodução em outras localidades e de estabelecer um diálogo amistoso com o local de implantação. Era preciso que a proposta fosse adaptável, com economia de meios, a topografias, formas e dimensões variadas de lotes, resguardando o cotidiano escolar sem isolar a instituição da comunidade que a envolve.
As construções configuram volumes coesos, de dois pavimentos, feitos com concreto e vedações envidraçadas. No espaço interno, privativo da escola, elas abrigam as salas de aulas e apoio, encadeadas por meio de um corredor de traçado irregular; no externo, os ambientes de múltiplo uso, o refeitório e enfermaria.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Requinte arquitetônico - Architectural refinement

A fachada inclinada e o fracionamento em volumes dão originalidade às instalações administrativas da Carglass, empresa que atua no setor de reparos e troca de vidros automotivos. No projeto de André Dantas, Bruno Vitorino e Renato Dalla Marta, do escritório Aum Arquitetos, alternam-se superfícies mais compactas numa face e a permeabilidade em outra, levando em conta a incidência do sol na edificação.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CASAS INUSITADAS - UNUSUAL HOMES

Você aceitaria sair da casa onde mora para viver em uma construída de cabeça para baixo? Imagine: móveis, cozinha, jardim e até carro estacionado na garagem, tudo de ponta-cabeça! Pois bem, este é o trabalho realizado por alguns arquitetos nos Estados Unidos e na Europa. Confira a seguir cinco modelos inusitados e equilibre-se, se possível.

Localizada em um jardim zoológico da Alemanha, está casa possui um amplo banheiro, cozinha e também uma mesa de jantar com pratos e copos
Reparou no carro estacionado na garagem? Sim, também está de cabeça para baixo, assim como o pequeno canteiro do jardim em frente à casa. Está localizada no Golf Sunrise Village, nos Estados Unidos
Esta é a Wonderworks, uma atração em Orlando, Flórida, Estados Unidos. Parece ter sido derrubada por um tornado, ou algo parecido
Aqui, outra construção feita por alemães. Localizada em Usedom, uma ilha no mar Báltico, a única coisa que está em seu ‘devido lugar’ é o jardim em torno da casa
Esta casa atrai muitos visitantes para a cidade de Szymbark, na Polônia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CABEÇAS ILUMINADAS - LIGHTING HEADS

O designer sueco Alexander Lervik, dedica grande parte de seu trabalho à iluminação. Recentemente, recebeu uma encomenda: criar uma instalação de arte para uma empresa que participaria da Stockholm Furniture 2011 (feira de móveis de Estocolmo). Lervik desenvolveu então uma estrutura de luzes com 1.728 cabeças – metade masculinas, metade femininas –, que escolheu para simbolizar os funcionários da empresa.
O interessante deste trabalho é que cada cabeça é controlada por LEDs, que mudam de cor frequentemente. Do laranja para o azul, do azul para o vermelho, do vermelho para o verde e assim por diante, criando um espaço lúdico e vibrante.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alterando a realidade - Changing reality

O artista belga Ben Heine usa desenhos feitos a lápis sobre papel branco para brincar e interferir na realidade estampada em fotos. Os desenhos se encaixam sobre as imagens das fotos, criando novas realidades a partir das imagens originais.
A série "Pencil Vs Camera" já foi objeto de várias exposições. Sua obra é exibida atualmente na Gallery Garden, em Bruxelas, até o dia 13 de março.
Heine, de 27 anos, diz seguir quatro métodos diferentes na confecção de suas imagens. O primeiro método, que ele chama de "tradicional", é fazer o desenho e fotografá-lo com o cenário atrás. No segundo método, ele segura e fotografa o desenho sobre uma foto impressa em tamanho grande. Segundo o autodidata Heine, o segundo método permite a ele retocar e alterar seu trabalho até conseguir o resultado final.
No terceiro método, ele fotografa sua mão segurando o desenho e depois o "encaixa" digitalmente na foto de um cenário. O quarto método, diz Heine, é criar o desenho pelo computador e encaixá-lo a um cenário também criado digitalmente.
O artista já produziu mais de 40 desenhos para a série "Pencil Vs Camera", iniciada no ano passado. Para ele, o método "é uma maneira excitante de expressão, já que não tem limite". "Tudo é possível, e a única fronteira é a minha própria percepção do mundo", comenta.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...